top of page

Backstage Daniela Barros

Akkadian é o nome da coleção que trouxe ao Espaço BLOOM um rasgo de força e personalidade, pelas mãos de Daniela Barros. A designer foi uma das selecionadas para apresentar o seu trabalho no primeiro dia do evento, no MUDE, ao lado de Hugo Costa, Andreia Lexim e Estelita Mendonça.

Tivemos oportunidade de ver esta coleção duas vezes. A primeira no MUDE, na baixa lisboeta, e a segunda no backstage do Espaço BLOOM, onde fotografamos as peças em pormenor.



Na primeira fila da plateia acomodavam-se Lidija Kolovrat, Margarida Rebelo Pinto e a sorridente Ana Mesquita, jornalista destacada para a cobertura e acompanhamento do Portugal Fashion em Paris, e Miguel Flor, o mentor do Espaço BLOOM seguia numa correria entre a sala e os bastidores, dando várias indicações à equipa de dressing e de sitting.



O local de apresentação o enorme e desafogado piso cimeiro do MUDE. Em torno de uma parede branca, a equipa montou uma série de bancadas em círculo, tão reduzidas que a maioria da plateia ficou em pé. As luzes eram tão fortes que a visibilidade das peças, sobretudo para quem ficou na lateral, ficou comprometida, e o piso tão irregular que as manequins constantemente tropeçavam. 



A coleção de Daniela Barros voltou-se para uma mulher forte e austera, de personalidade vincada e, ainda assim, feminina. Uma mulher de atitude tanto agressiva quanto cool. Streetwear com uma estética que tocava o underground, a geometria e a estrutura foram fundamentais para a definição das silhuetas.



Os materiais englobaram pêlo, tecidos laneiros e crêpes de seda. Os casacos foram as peças-chave. A sua estrutura era quebrada por vários paneis drapeados que conferiam movimento e dramatismo às peças.

Seguramente, umas das coleções mais fortes e revigorantes entre os jovens criadores no Portugal Fashion Cross.

bottom of page