top of page

ModaLisboa Freedom

Não fosse a ModaLisboa o maior evento de moda nacional, o street style do evento é o mais irreverente que encontramos por cá. À Praça do Município de Lisboa acorreram nesta edição milhares de visitantes para celebrarem o design nacional. Bloggers, celebridades, jornalistas, estudantes de moda, todos se cruzam num espaço que se quer eclético e apanágio da liberdade de expressão.

A nata dos criadores nacionais apresentou as suas últimas coleções na ModaLisboa. Entre os inesperados ausentes estiveram Alves/Gonçalves, Ana Salazar e também Aleksandar Protich. A vivacidade da plataforma LAB continua a fazer-se sentir e é, quanto a nós, a grande mais-valia do certame.



A dupla Marques'Almeida é a nova sensação, depois de um sucesso inegável na Semana de Moda de Londres e de verem as suas criações envergadas por editoras de moda internacionais e capturadas pela lente de Tommy Ton, do Jak & Jil e colaborador do Style.com. 



Apesar dos desfiles com maior afluência de público pertencerem aos criadores consagrados, tais como Nuno Gama, Pedro Pedro, Lidija Kolovrat ou Ricardo Preto, o sangue-novo capta cada vez mais atenção e não é escaço o público familiarizado com o trabalho de Andrez, Valentim Quaresma, SayMyName ou White Tent.



O convidado deste ano foi o polaco Piötr Drzal e a melhor coleção foi, indubitavelmente, a de Alexandra Moura, um leque de criações excecionalmente despojados, um jogo de contrastes que poderia ser apresentado em qualquer semana de moda ocidental.



O street style do evento é-nos proporcionado pelo arrojo de alguns estudantes de moda e bloggers que, apesar do uso repetitivo de alguns ítens tendência, tornam o ambiente mais apelativo e fértil em criatividade. Lisboa é uma cidade simples, não se presta a grandes carnavais, tem um clima quente, ao passo que o estilo dos visitantes acompanha o caráter descontraído da cidade, salvo algumas exceções.



Apesar de algum marasmo criativo e de o cinzentismo vigente na maioria das coleções começar a tornar-se cansativo, sobretudo para um público ávido de novidade, a ModaLisboa continua a ser a grande referência para a Moda nacional e um patamar que qualquer designer ambiciona atingir.

bottom of page